Foto por freepik

Áreas Verdes

Manejo Arbóreo

manejo arbóreo engloba o preparo do solo, o plantio, a irrigação, a adubação, as podas, o transplante, a remoção de parasitas, a readequação de canteiros e a supressão da árvore. Ocorre durante todo o ciclo da vida do exemplar arbóreo, visando à sanidade do espécime, de modo a viabilizar a sua longa permanência e maximizar os benefícios ambientais.

Para auxiliar no manejo arbóreo do Campus Capital-Butantã da USP, a PUSP-CB dispõe de um sistema denominado Sistema Campus e a USP ainda possui o aplicativo App Campus, que são utilizados pelos gestores das unidades (Sistema Campus), ou pela comunidade universitária em geral (App Campus), para solicitar avaliação técnica com relação às áreas verdes.

Serviço Técnico de Gestão Ambiental (SVGA) acolhe e orienta as demandas relativas ao manejo dos exemplares arbóreos presentes no campus Capital-Butantã, conforme o Fluxograma de Serviços, e encaminha as demandas pertinentes ao órgão ambiental competente (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente) para obtenção das autorizações de manejo (poda ou supressão).

Diante da autorização de poda ou supressão, o manejo é realizado conforme cronograma estabelecido com a empresa contratada, levando em consideração as condições climáticas favoráveis à realização do serviço e, sempre que possível, nos horários com a menor circulação de veículos e pessoas.