O monitoramento da qualidade alimentar tem como objetivo preservar e promover a saúde da comunidade que consome gêneros alimentícios no Cidade Universitária, avaliando a qualidade dos alimentos servidos e dos serviços prestados, bem como a adequação dos locais, equipamentos e instalações envolvidos no preparo e oferta de alimentos.
Além dos quatro Restaurantes Universitários (também conhecidos como Bandejões), a Cidade Universitária dispõe de 15 restaurantes, 15 lanchonetes e 15 pontos de fornecimento de comida de rua (barracas, trailers e food trucks), distribuídos nas áreas comuns e nas unidades de ensino. A PUSP-C é responsável pela regulamentação e fiscalização do fornecimento de alimentos nas áreas comuns do Campus, mas também atua no auxílio à fiscalização dos restaurantes e lanchonetes localizados nas unidades. Algumas ações de fiscalização ocorrem em conjunto com a Vigilância Sanitária.
Os fornecedores de alimentos devem manter em dia a documentação de seus estabelecimentos e obedecer a boas práticas de higiene na manipulação e acondicionamento de alimentos.
Neste mapa você encontra os atuais pontos de alimentação da Cidade Universitária.
Para informações adicionais sobre os Bandejões, clique aqui.
A ocupação das áreas comuns do campus para o comércio de gêneros alimentícios atualmente está restrita aos permissionários cadastrados junto à PUSP-CB, de acordo com autorização obtida por meio de processo analisado pela Procuradoria Geral da Universidade. O comércio irregular nas áreas comuns é coibido com o apoio da Superintendência de Segurança.
Para as empresas que comercializam “comida de rua” e tenham interesse em fornecer seus produtos em eventos pontuais que ocorrem esporadicamente na Cidade Universitária, com a montagem de praças gastronômicas, existe um cadastro de interesse que é realizado pela PUSP-CB, desde que a empresa possua a documentação exigida e atenda as exigências legais. Para conhecer os documentos necessários e legislação vigente, clique aqui.
O processo de contratação de serviço de alimentação (restaurantes, lanchonetes e cafeterias) para as áreas internas das unidades (faculdades, institutos, museus ou órgãos centrais) que compõem o campus da Capital, é realizado pela unidade interessada mediante processo de licitação.
Para consultar processos licitatórios em andamento, clique aqui.
Para mais informações a respeito de qualidade alimentar, contate a bióloga Daniella Vilela, pelo telefone (11) 3091-4471 ou e-mail daniellavilela@usp.br.
Av. Prof. Almeida Prado, 1280 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-070