A Prefeitura Campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (PUSP-CB) opera o recebimento e a destinação das lâmpadas inservíveis contendo mercúrio (Hg) e das lâmpadas inservíveis de LED (Light Emiting Diode), geradas e descartadas pelas Unidades do campus Capital-Butantã e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na USP Leste. O serviço abrange também o Quadrilátero da Saúde e do Direito – QSD.
Esse serviço integra ações de gerenciamento de resíduos no campus, que compreende orientações adequadas no manejo e descarte de resíduo perigoso.
O mercúrio é uma substância com capacidade de se acumular ao longo da cadeia alimentar, e os riscos que oferece à saúde humana, especialmente se ingerido, são maiores à medida que aumenta sua concentração. Assim, torna-se necessária a gestão de resíduos que possuem mercúrio em sua composição, a exemplo das lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas, para evitar a contaminação do solo e da água, em decorrência do descarte e destinação inadequados.
Por se tratar de resíduo perigoso em invólucro frágil, é importante o correto manejo, armazenamento e transporte das lâmpadas. Esses cuidados são imprescindíveis para evitar a contaminação do ambiente e garantir a saúde das pessoas que entram em contato com esse material.
Por entendimento da CETESB, as lâmpadas inservíveis de LED também estão classificadas como resíduo perigoso e serão tratadas como tal.
As Unidades do campus Capital-Butantã poderão ter acesso ao serviço seguindo as orientações abaixo:
1. Separar as lâmpadas tubulares e compactas fluorescentes e acondicioná-las nas caixas de papelão que vieram do próprio fornecedor.
2. Separar as lâmpadas de LED e acondicioná-las nas caixas de papelão que vieram do próprio fornecedor.
3. Preencher o RÓTULO Resíduo Industrial Perigoso e afixá-lo na caixa de papelão em que estão acondicionadas as lâmpadas (SINALIZAR as caixas que forem de LED ou Fluorescentes);